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E-COMMERCE: A EMPOLGAÇÃO QUE ATRAPALHA

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É sabido que estar empolgado frente a um novo desafio empresarial é fundamental para a conquista dos objetivos. Mas empolgação em excesso, ao ponto de eliminar planejamento e estratégia, muito mais atrapalha do que ajuda.

 

No meu trabalho de consultoria em Marketing Digital, tenho sido procurado frequentemente por empreendedores que iniciaram um trabalho de vendas pela internet: contrataram plataforma, desenvolveram ou compraram produtos, fotografaram, desenvolveram banners (design), deixaram a loja virtual bonitinha, mas, praticamente não obtiveram vendas, estando bem longe do resultado esperado e sem saber o que fazer. 

 

Isto tem sido tão frequente, que me motivou a escrever este artigo. Credito muito desta frustração ao próprio empreendedor – e aqui entra a empolgação excessiva – mas também à forma como proprietários de plataformas de e.commerce, vendedores de cursos online e algumas agências de marketing digital anunciam seus produtos e serviços, que levam o empreendedor a crer que vender pela internet é uma operação comercial simples e, em questão de pouquíssimo tempo, o empresário estará faturando R$ 100 mil reais por mês ou mais. Dando embasamento a essa meta tangível “facilmente”, mostram depoimentos de quem conseguiu essa façanha. E há quem realmente teve esse resultado. Só que acontece com menos de 10% dos empreendedores digitais, e numa porcentagem ainda bem menor, quando são considerados faturamento e tempo divulgados para o sucesso do empreendimento – segundo Bruno Oliveira, do curso Ecommerce na Prática, 90% das lojas virtuais fecham sem vender 1 (um) produto sequer.

 

Dessa forma, é imprescindível ficar atento às falsas promessas, que levam empreendedores a iniciar a operação sem considerar um Plano de Negócios extremamente bem feito, com análise de riscos, estratégias de marketing, investimento, tempo de retorno etc. Lembrando, como dica, da possibilidade de se iniciar as vendas online através dos marketplaces, que atraem milhares de consumidores todos os dias em busca da grande diversidade de produtos disponíveis, sem necessidade de que o empresário tenha, ao menos inicialmente, sua própria plataforma de ecommerce. Porém, ainda por este caminho, há necessidade de planejamento, análise da concorrência, das porcentagens financeiras, regras exigidas pelos marketplaces etc 

 

Portanto, é importantíssimo sim o otimismo, a empolgação, até porque, as vendas online são realmente uma grande janela de oportunidades, mas não ao ponto de se vedar a visão para os riscos, para as armadilhas e obstáculos que se apresentam, como em qualquer outro empreendimento.

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