Please reload

Posts Recentes

3 Motivos Para Investir em Inbound Marketing

October 31, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Comunicação, guerras, eleições e empresas: o que tudo isso tem a ver!

September 26, 2018

 

Busco acreditar que empreendedores, de vários segmentos e vertentes, tenham conhecimento da importância da comunicação para suas empresas. E me pergunto, porquê então uma grande parte não investe de forma correta na divulgação de seus produtos e serviços? Ao contrário, percebe-se que muitos enxergam comunicação como gasto (que pode e deve ser evitado) e não como investimento imprescindível. Retomo o tópico, uma vez que escrevi há poucos dias matéria que ressalta a falta de profissionalismo na contratação de serviços de comunicação. Posso não estar sendo muito simpático ao abordar de forma direta e sem rodeios o tema do amadorismo. Mas, longe de soar ofensivo, espero ser efetivo e contribuir na conscientização da necessidade do profissionalismo nas estratégias de comunicação empresarial, principalmente, porque o assunto envolve, invariavelmente, ganhar dinheiro.

Voltemos ao passado: ano 1923, Alemanha pós 1ª Guerra Mundial. Derrotada e vivenciando o caos econômico, emocional e de infraestrutura do pós guerra, surge, no cenário cinzento, o Partido Nacionalista de Adolf Hitler e seu círculo de amigos, que entusiasmados pela necessidade de fortalecer a Alemanha contra o Tratado de Versalhes (1919), tentam um golpe frustrado contra o governo, que entendiam submisso às potências vencedoras do embate. Mas não desistem, até subirem ao poder em 1933 e se consolidarem nele em 1936, embarcando o mundo, a partir de 1939, na mais mortal guerra que o mundo conheceu: a 2ª Guerra Mundial, cujo enredo todos conhecem, inclusive sobre a eficiente propaganda do partido, comandada por um dos mais terríveis promotores do nazismo:  Joseph Goebbels. A eficiente comunicação de Goebbels, que se tornaria Ministro da Propaganda de Hitler, foi imprescindível para o crescimento do Partido Nazista e sua chegada ao poder, com um detalhe fundamental: através do voto. Usando de forma estrategicamente elaborada as tecnologias de comunicação da época (o rádio, o impresso, o teatro e os incipientes cinema e televisão), para disseminar e massificar as ideias nazistas, Goebbels “hipnotizou” a Alemanha com conteúdos que o povo queria ouvir, principalmente sobre o orgulho da nação germânica e a retomada do crescimento econômico, ou seja, previamente pensados e focados no público alvo para alcançar os objetivos pretendidos. Assim, fulminou adversários do regime e eliminou qualquer traço de questionamento moral da sociedade alemã sobre as práticas nazistas. É uma análise científica da força da comunicação bem feita, infelizmente, utilizada para propagar o mal.

É sabido que guerras, por mais tristes, tenebrosas e mortais que sejam, deixam legados de evolução tecnológica, fomentada no esforço de superar o inimigo. Foi assim na comunicação, uma vez que conceitos atuais de publicidade e propaganda e de marketing político foram consolidados a partir das práticas propagandistas de Goebbels. 

Em síntese: planejamento, definição da persona (com quem estou falando?),  construção de conteúdos relevantes, layouts atrativos, massificação com foco no público alvo são fundamentais, principalmente, com o advento das novas tecnologias da informação. Em meio à “guerra comercial”, com milhares de concorrentes no ambiente digital, terá muito mais chance de sucesso a empresa que se destacar pelo profissionalismo e investimento correto em suas estratégias de comunicação e marketing.

 

Júnior Martiniano é jornalista e pedagogo, com especialização em Planejamento de Mídias Digitais pela FGV/SP. Diretor Presidente da Personal Comunicação Marketing Digital, é cofundador do aplicativo Mulher Segura, startup vencedora do evento internacional Startupweekend/2018 – Franca/SP.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale Conosco

Orçamento sem compromisso

basta preencher o formulário ao lado, informando-nos qual serviço é de seu interesse.

Fale Conosco

Fone/WhatsApp (16) 9.9194 1806

 

e.mail

junior@personalcomunicacao.net.br

Rua Uruguai, 1419 - Franca/SP

Jardim Consolação - CEP 14400-060

CNPJ 15.408.342/0001-12

Desde 2012