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Neologismos do Marketing Digital: é bom você saber!

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Inbound Marketing, Marketing de Atração, Funil de Vendas... o que são e para que servem?

 O Marketing Digital, que, resumidamente, é um conjunto de ações de marketing através da internet, apresenta termos ainda desconhecidos para uma grande parte de usuários. Entre eles, destacam-se, pela recorrência com que são usados e pela importância que representam, os neologismos Inbound Marketing e Funil de Vendas. Na realidade, o Funil de Vendas é a representação da jornada do cliente desde a visualização do primeiro anúncio do fornecedor até chegar ao fechamento da compra, e está inserido no conceito de Inbound Marketing – também conhecido como Marketing de Atração ou Marketing de Conteúdo –, que é o oposto do conceito de Outbound Marketing (outro termo de uso recente). Esse último, mesmo que se utilizando da internet, representa a concepção mais tradicional de marketing, desenvolvida muito antes da revolução digital. Basicamente, a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing é a forma de abordagem. Enquanto o Outbound insiste na abordagem direta, para diversos públicos, com e.mails promocionais disparados a esmo,  ou através de anúncios no You Tube, Facebook, Instagram etc e outras práticas mais agressivas, o Inbound Marketing busca atrair um público específico, através da oferta, quase sempre gratuita, de conteúdos ricos, previamente pensados para a “Persona” ou “Avatar” (cliente potencial), do produto ou serviço oferecido. Essas ações, representadas por textos, e-books, podcasts, vídeos etc, espalhados pela internet, terão a função de descobrir, selecionar e converter esse cliente em “Lead Qualificado”, que é quando esse potencial cliente, se registra, de forma espontânea, na plataforma digital do fornecedor para iniciar uma relação de negócio, onde se aplica mais um novo termo: o Marketing de Relacionamento, que virá, principalmente através de campanhas de mail marketing.

Toda essa jornada do Inbound Marketing, está representada no funil de vendas, que do topo à base, tem como principais objetivos gerar confiança no consumidor e autoridade ao fornecedor, mostrando que a empresa ou profissional liberal é confiável e especialista no que oferece, e por isso, qualificado para ser o fornecedor do que o cliente busca, sem força-lo, e sim convencendo-o a adquirir o que é oferecido.

Portanto, neste universo de novas possibilidades de divulgação de produtos e serviços através da internet, é importante para o usuário ou potencial usuário de estratégias  de Marketing Digital, conhecer o que são e como se aplicam estes conceitos, representados por muitas palavras em inglês e termos, até então, desconhecidos.  Com certeza, este conhecimento trará mais facilidade na hora de decidir qual caminho escolher para conquistar e fidelizar clientes.

 

Júnior Martiniano é jornalista e pedagogo, especializado em Planejamento de Mídias Digitais pela FGV/SP, e diretor-presidente da Personal Comunicação Marketing Digital.

 

 

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